segunda-feira, 31 de outubro de 2011

INFORMATIVO JONGUEIRO - CEABIR

O RIO ALÉM DO SAMBA NO MAR DAS MISTURAS RÍTMICAS.
 EXPRESSÕES CARIOCAS DE MATRIZES AFRICANAS.
Também conhecidos como caxambus e tambus, os jongos são manifestações culturais executadas por afrodescendentes em várias localidades no estado do Rio de Janeiro e sudeste do Brasil, desde o século XIX. Nas cidades, em geral, dependendo da conjuntura, poderiam ser proibidos ou tolerados. Mas sempre necessitavam de alguma autorização senhorial ou policial. Na área rural, alguns municípios proibiam os batuques, nome genérico que recebiam os jongos, mas, com alguma dose de negociação, eles poderiam ser realizados. Os folcloristas que descreveram os jongos no sudeste, a partir do final do século XIX, apostaram, equivocadamente, no seu desaparecimento. Atualmente os jongos apresentam percussão, dança e canto, em forma de poesia. A dança, próxima da fogueira, é em círculo, no centro do qual os dançarinos evoluem. O jongo pode ser cantado por um ou mais solistas, sob a forma de desafio. O restante do grupo, como um coro, responde em refrão. As memórias dos velhos jongueiros revelam que a prática do jongo envolve feitiço, poderes mágicos e segredos partilhados por familiares. Os jongos hoje proporcionam a solidariedade comunitária e o orgulho de um patrimônio compartilhado e valorizado. Desde 2005 o jongo do sudeste recebeu o título de Patrimônio Cultural Brasileiro.
CALANGOS
Pouco estudados pelos especialistas, os calangos animavam e animam, com sanfona, versos, desafios e refrões, os bailes rurais das comunidades afrodescendentes no estado do Rio de Janeiro. Dançado em pares, os calangos aconteciam e acontecem muitas vezes nas festas de jongo, dentro das casas, envolvendo principalmente os mais jovens, ao longo do século XX. As memórias sobre o calango entre os mais velhos trazem à tona, sempre com muita emoção, os cantos de trabalho e as festas que reuniam todas as famílias e fortaleciam os laços comunitários. Não temos notícias de calangos no século XIX, mas as sanfonas parecem ter sido difundidas no sudeste cafeeiro e no norte do Brasil ao redor da guerra do Paraguai (1864-1870). Segundo Renato Almeida, as sanfonas provavelmente chegaram ao Brasil através do Rio Grande do Sul, com os italianos, na década de 1830. Para Mário de Andrade, elas se generalizaram do centro para o norte do Brasil.
FOLIAS DE REIS
Grupos de devotos dos Reis Magos, com cantos e símbolos devocionais, percorrem várias localidades do estado do Rio de Janeiro, em épocas próximas ao natal. Ao longo do ano, encontram-se nas festas de arremate, onde um dos grupos recebe folias de diversas regiões.  Compostas, em geral, por mestres, contra-mestres, palhaços e músicos, as folias organizadas por famílias afrodescendentes guardam especial apreço ao rei negro. Há registros dessas folias desde o século XIX, quando começaram a ser perseguidas e afastadas dos centros urbanos. No século XX, a organização de federações foi uma resposta a essas perseguições e uma garantia de legitimidade e autorização frente às autoridades policiais.Vistas como folclore, tradição ou devoção, as folias seguem seus caminhos nos dias de hoje. Nos encontros de folias, os dotes poéticos e os desafios em versos dos palhaços são cada vez mais valorizados. As memórias que os mais velhos guardam das folias valorizam também a poesia devocional dos mestres e as disputas de versos entre eles. Indicam ainda o quanto essas manifestações envolvem-se com a transmissão e a vivência de um patrimônio familiar e comunitário muito antigo e identificado com as populações afrodescendentes.
Fontes- http://www.historia.uff.br/jongos/?page_id=11
http://www.youtube.com/watch?v=iRM4nsKcfHM
 



Candomblé e Maracatu! Recife-PE

Jongo, Maracatu, Ciranda, Coco dentre outras expressões culturais de matrizes africanas e as entranhas religiosas africana!



Cortejo em homenagem à Iemanjá-RJ

Cortejo em homenagem à Iemanjá chega à Praça XV

Ruas interditadas para a passagem da procissão no Centro já foram liberadas

Athos Moura

Publicado:
Atualizado:
Cortejo para Iemanjá passa pela ruas do Centro e homenageia vítimas dos desabamentos Foto: Gabriel de Paiva / O Globo

Cortejo para Iemanjá passa pela ruas do Centro e homenageia vítimas dos desabamentos Gabriel de Paiva / O Globo

RIO – O cortejo em homenagem à Iemanjá já passou pelas ruas do Centro da cidade e está na Praça XV onde uma traineira espera as oferendas para serem jogadas na Baía de Guanabara nesta quinta-feira. As ruas interditadas para a passagem da procissão já foram liberadas, e o trânsito começa a melhorar no início da tarde.

A Avenida Presidente Vargas tem grande fluxo de veículos, no sentido Candelária, altura da Central do Brasil. A queda de um motociclista, altura do Campo de Santana, também deixa o trânsito intenso em direção à Praça da Bandeira.

Por volta das 10h, um problema no fornecimento de energia deixou alguns sinais do Centro apagados por dez minutos. Operadores da CET-Rio foram deslocados para os principais cruzamentos. Mas ainda há problemas na movimentação na região da Rua Graça Aranha.

A Ponte Rio-Niterói segue com grande tráfego de veículos no sentido Rio. Há problemas desde a Reta do Cais até os acessos ao Elevado da Perimetral, ao Gasômetro e à Rodoviária Novo Rio.

A Avenida Brasil está com retenções, no sentido Centro, na altura de Olaria, Penha, Caju e Into. No momento a melhor opção é optar pela Linha Vermelha, para chegar ao Centro. Nesta via há retenções no Fundão, Maré e Caju.

Trânsito lento na Avenida Marechal Rondon. Trânsito intenso na Radial Oeste, altura do Cefet. O panorama é o mesmo na altura do Maracanã. Retenção na Praça da Bandeira, sentido Centro, e na Avenida Martin Luther King Júnior, entre Engenho da Rainha e Inhaúma, sentido Linha Amarela.

O Elevado da Perimetral tem fluxo intenso no sentido Aterro do Flamengo. O trânsito é intenso na Avenida Rodrigues Alves. O Elevado Paulo de Frontin tem complicações no sentido Lagoa. No Túnel Santa Bárbara, quem vai para Laranjeiras encontra trânsito carregado. No Rebouças, o sentido Zona Norte apresenta retenções.

Na Zona Sul, no Leblon, na Avenida Ataulfo de Paiva, altura da Afrânio de Melo Franco, uma obra interdita uma faixa da pista. Mais cedo, a retirada de um tronco na Rua Senador Vergueiro, altura da Rua Paissandu, no Flamengo, interditou uma parte da via e complicou o tráfego.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/transito/cortejo-em-homenagem-iemanja-chega-praca-xv-3854904#ixzz1lErgpMBx
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Instrutor Kong e Alunos!!

Procissão de Iemanjá no Rio Grande do Sul

Rio Pardo realiza procissão de Iemanjá esta noite

Cortejo percorrerá as ruas da cidade com três imagens

A 23ª Procissão de Iemanjá terá novidades na noite de hoje em Rio Pardo. O cortejo com a imagem da orixá será acompanhado por outras duas réplicas, uma com 1,20 metro de altura como forma de pagamento de promessa feita por um mecânico. E ao chegar na Praia dos Ingazeiros, pelo segundo ano consecutivo haverá a recepção da imagem pelo prefeito Joni Lisboa da Rocha e um padre, ainda a ser confirmado. No ano passado, o padre Hilário Gonçalves, da paróquia São Nicolau, participou da celebração e deu a bênção aos fiéis a convite da babalorixá Patrícia de Oyá. Ela justifica a presença do religioso da Igreja Católica, ressaltando que “Deus é um só”.

O cortejo organizado por Patrícia de Oyá e Nicolau Pinheiro sairá em procissão motorizada do Centro Africano Santa Bárbara e São Lázaro, no Bairro Ramiz Galvão, às 21 horas. Irá percorrer as ruas do bairro, seguindo pela Avenida dos Amaraes, com parada na Boa Vista e inclusão de mais uma imagem de Iemanjá e homenagens à santa. O trajeto com veículos vai até o Centro, com nova parada defronte do Supermercado Imec (Imecão), na Rua Andrade Neves. A partir desse ponto os devotos irão a pé para o sacrifício, percorrendo as ruas da cidade até a Praia dos Ingazeiros, onde haverá os trabalhos espirituais, orações e oferendas. Iemanjá é considerada como mãe de quase todos os orixás e é protetora dos pescadores e jangadeiros.

'Quebra de Xangô

'Quebra de Xangô': após 100 anos, Governo de Alagoas pede perdão

Priscylla Régia
Priscylla Régia/Alagoas24Horas
Centenas de adeptos a religião afro-brasileira de todas as idades saíram em caminhada
Centenas de adeptos a religião afro-brasileira de todas as idades saíram em caminhada

Centenas de adeptos da religião afro-brasileira de todas as idades saíram em caminhada pelas ruas do Centro de Maceió para lembrar o centenário do "Quebra do Xangô" ou "Quebra de 1912".

Com muita música e alegria, membros e simpatizantes da cultura afro-brasileira de Maceió e do interior se concentraram na Praça Dom Pedro II na tarde desta quarta-feira, 01, e em seguida, saíram em passeata até a Praça dos Martírios, onde o Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, assinou um pedido de perdão pelo massacre de 1912.

"Sempre fomos discriminados e o pedido de perdão do Governador aos Orixás é uma forma de reparar o erro do passado e também o reconhecimento da religião", disse José Ernesto, o pai Zeca do bairro da Jatiúca.

O projeto Xangô Rezando Alto, promovido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), faz referência a repressão aos cultos afro-brasileiros em 1912 quando uma milícia armada invadiu todos os terreiros peseguindo os adeptos da cultura. Após o episódio, os atabaques foram silenciados, sendo usadas apenas o som das palmas para contemplar os orixás.

"Esse projeto faz parte de um trabalho voltado para uma cultura afro. Desenvolvido pela Uneal com o apoio do Ministério da Cultura. Recebemos recursos federais para executar o projeto, que contempla apresentações artísticas, cartilhas educativas, prêmios para expressões culturais e simpósio sobre o tema", afirmou o vice-reitor da Uneal, Clébio Araújo

Ainda na noite desta quarta e na quinta-feira, 02, haverá apresentação artística e cultos afros na Praça dos Martírios.

Programação

Quarta-feira, 01

18 h - Hip Hop - Guerreiros Quilombolas

19 h - Afoxé Oju Omim Omorewá

20 h - Wilma Araújo "70 anos de Clara Nunes"

21 h - Igbonan Rocha em "Coisa de Nego", com participação da Escola de Samba Girassol

22h - Orquestra de Tambores

23 h -Vibrações

Quinta-feira, 02

17 h - Banda afro Gifá Lomin

17h30 - Malungos do Ilê

18h - Maracatu Raiz daTradição

18h30 - Projeto Inaê

19h -Guerreiro Vencedor Alagoano (Mestre Juvenal)

19h30 - Afoxé Odô Iyá

20h30 - Jurandir Bozo com o show "Pros pés", com participação dos grupos de coco de roda "Xique-xique", do Jacintinho e Pau-de-arara, da Pitanguinha

21h30 - Mariene de Castro (BA)


INFORMATIVO CEABIR!


Olá,

Estamos convidando você a participar do I ENCONTRO DE JUVENTUDE DE TERREIRO DA REGIÃO DOS LAGOS, que será realizado pela da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde no município de Cabo Frio, dia 05 de novembro de 2011, das 9 às 16 horas para jovens de 15 a 30 anos, no ILE ASE OMO ODE IGBO (Endereço: Estrada do Monte Alegre, s/nº - Monte Alegre II - Prox ao Boi Bom - Tel. (22) 2644608)
Esta Ação é um importante passo rumo às conquistas que faremos nos próximos anos para fortalecer a articulação das comunidades dos Terreiros de Umbanda e Candomblé da Região dos Lagos e tem o apoio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial de Cabo Frio e do Jornal AFROLAGOS.
Contamos com seu apoio, divulgando para sua rede e participando do evento.
Que as forças dos nossos ancestrais tragam saúde, paz e prosperidade a todos e todas.
Axé!!!
Margareth Ferreira (Cabo Frio)
(22) 2644 6088 (escritório)
(22) 7834 4749
ID 80 * 183422

msn: meggy1000@hotmail.com
Twitter: margarethadv
facebook: Margareth Ferreira
blog: http://margarethferreira.blogspot.com/

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Anexos

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O Grande Brasileiro


O Jongo e Suas Tradições




O jongo mesmo sendo uma dança em termos religiosos, pagã, se encontra nos repertórios de uma das nossas entidade mais importante de nosso culto religioso- A Umbanda. Seu Boiadeiro entidade das grande serras e de homens que tocam bois por todo desse pais, homens que cuida das plantações e gado de fazenda para seus patrões, homens fortes e resistentes o suficiente para tocar boiadas por dias e dias.

Homens como de antigamente a(entidade) como ele gosta de ser chamado por sua virilidade e respeito aos seus mais velhos e as tradições, além de ter sido esse homem do trabalho é um grande festeiro adora festa, mesmo trabalhando muito e não tendo muito dinheiro o ar de sua graça já é uma festa só, eximio dançarino e cantor foi sempre um homem do seu povo. Pois se tem tristeza ele traz felicidade! Se tem falta de pão ensina logo um modo para se ganhar através do trabalho. Além de ter sido todo essa beleza de pessoa, não fica de fora seu lado extrovertido de conta piadas, e caçua de historias de homens frouxos com as mulheres, ou timidos de mais, as meninas que estão começando a chegar a juventude e já estão se engraçando para homens, entre piadas caçuadas vem sempre um conselho e cuidados que tem que ser tomados nesses momentos!

Hoje seu Boiadeiro é reverenciado por Brasil a fora nas Casas de Umbanda desse Brasil de seu Boiadeiro, esse grande Brasileiro que foi e que nas seções dos cultos religiosos da nossa religião a se apresenta nos seus cavalos aptos a recebe-lo,
essa entidade maravilhosa que é Seu Boiadeiro Nuvem Branca que cuida dos seus filhos e traz a todos mais vigor para caminhada aqui nesse mundo!


Viva a Umbanda e todas religiões de matriz africana
Viva seu Boiadeiro!
Viva o Povo de Minas


O africano ensina a saber quem verdadeiramente somos e essa dádiva está no sangue de cada Afro-Brasileiro!


Grande Festa de Seu Boiadeiro Nuvem Branca

Festa de Seu Boiadeiro Nuvem Branca

Falamos um pouco do Jongo Congola as manifestações artisticas que estão escrito no Livro "A Voz do Tambor - Noinha e o Jongo" de Geneci Maria da Penha (Noinha)que traz de um forma mais explicativa essa linda manifestação cultura do nosso povo afro-brasileiro, agora nos vamos conhecer uma das manifestações tão importante quanto o Jongo.

A Umbanda a fusão da crenças brasileiras católica,indigina e africana, e um dos nossos caboclos que traz felicidade, festa, alegria e muita responsabilidade para com a vida: Seu Boiadeiro Nuvem Branca que vai ser festejado no dia 2 de Julho no centro com muita alegria e felicidade no Tenda Espírita de Seu Boiadeiro(TEB).

Estejam convidados que vem para alegria,culto, e festejo!

Viva Seu Boiadeiro Nuvem Branca!!!